O fato de eu ser um cristão apaixonado, me torna suspeito em escrever linhas que relatem o Santo e empreendedor de sucesso chamado Jesus Cristo. Neste blog, não tratarei dos inúmeros milagres, da ilustríssima paternidade (Deus) do personagem central da maior religião do planeta.
Escreverei sobre um Jesus o empreendedor que tem muito a nos ensinar. Há mais de 2000 anos ele recrutou seus primeiros “colaboradores” que após gerações e gerações trabalham em seu projeto por acreditarem em seu sucesso.
Jesus o empreendedor focado
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Lucas 22:42
Esta frase foi dita por Jesus o empreendedor minutos antes do início do calvário. Alí ele estava diante da decisão de desistir de tudo, ou seguir em frente, de abrir mão de tudo que havia construído, das pessoas no qual haviam confiado nele, ou confiar e dar o próximo passo a frente! A hora da verdade havia chegado!
Todo empreendedor já passou ou inevitavelmente vai passar por momentos de decisões, onde inequivocamente terá que fazer uma escolha. Tão certo quanto passar por momentos em que se deve tomar uma decisão extremamente difícil é a certeza que na vida empreendedora VARIAS decisões deverão ser feitas! Umas muito difíceis outras nem tanto.
Jesus o empreendedor seguiu em frente mesmo sabendo de tudo que viria, pois havia um bem maior em jogo, seu foco! E você empreendedor está focado em sua meta? A ausência de foco facilmente fará que você desista no meio do caminho, na menor dificuldade.
Jesus o empreendedor exemplo
Em João 13:5-5 Jesus lava os pés dos apóstolos. Ele não tinha a obrigação de lavar os pés de ninguém. Pelo contrário, outras pessoas deveriam lavar os seus pés! Mas Jesus não se preocupava com sua posição. Ele fez o trabalho que precisava ser feito, para o bem de seus discípulos. Jesus não agia como se fosse superior aos outros.
E você? É exemplo para a sua equipe? Consegue se colocar no lugar do seu funcionário que exerce a função mais simples? Ser companheiro e humilde constrói cumplicidade e lealdade através do exemplo!
Jesus o empreendedor acessível
Em Marcos 5:25-34 uma mulher que por 12 anos sofria por causa de uma hemorragia tocou na roupa dele, esperando obter alívio. Ele não a censurou por seu ato aparentemente atrevido, mas disse de modo bondoso: “Filha, a tua fé te fez ficar boa”. Além disso Seus tratos com seus discípulos foram marcados por conversas francas e amigáveis. Eles não ficavam sem jeito de se aproximar dele.
Ser acessível em um mundo tão corrido e agitado é algo muito difícil nos dias de hoje não é verdade? Não! Você empreendedor precisa estar sempre aberto a opiniões e críticas. A acessibilidade não se resume na perca de tempo, e sim na construção de confiabilidade e respeito com o seu time.
Jesus o empreendedor corajoso.
Quando uma multidão foi prender “Jesus, ele corajosamente deu um passo à frente para se identificar e proteger seus discípulos, dizendo com firmeza: “Sou eu. “Se, portanto, sou eu a quem procurais, deixai ir a estes.” (João 18:4-9) Não é de admirar que quando Pôncio Pilatos viu a coragem de Jesus ao ser preso e maltratado ele tenha declarado: “Eis o homem!” — João 19:4, 5.
Como tudo na vida é preciso ter coragem para empreender, para abrir o seu negócio e mante-lo de pé nas atuais condições do Brasil, é preciso ter coragem de assumir o erro e assumir as consequências do seu negócio. É preciso ter coragem de falar a verdade mesmo que ela deponha contra você!
Bob Marley disse uma vez: “ É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros.
Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida”,
Conheça mais sobre Jesus o empreendedor
Escrever sobre Jesus o empreendedor não se resume tão somente nas palavras inseridas neste blog, tão pouco de tentar vender uma ideia para você. Resume-se na árdua, porém extremamente gratificante missão de imitá-lo! Imite-o!
Caso queria saber mais sobre o Jesus histórico e empreendedor leia a bíblia, no livro de Marcos onde os estudiosos contemporâneos considera como o livro mais antigo do novo testamento:
https://www.bibliaonline.com.br/acf/mc
Tá esperando o que para empreender?
Nossos artigos sobre o empreendedorismo busca trazer melhorias para você como profissional. Caso não tenha lido, veja a nossa ultima postagem:
http://contabilidadecarioca.com.br/la-casa-de-papel/
Rômulo Aguiar