A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa.
Quais são essas experiências?
Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a) exige uma responsabilidade e um comprometimento muito maiores de quando se é empregado(a).
Valor e propósito
Qual é o valor do negócio que você quer abrir? Ele está alinhado com o seu propósito? O valor de uma empresa é qualidade que ela preza, por exemplo: amizade, lealdade, disciplina. O propósito é o que e quem ela deseja alcançar. O(A) empreendedor(a) que tem como valor o conhecimento e deseja abrir uma livraria, seja virtual ou física está perfeitamente alinhado(a) com seu propósito.
Lucro financeiro
Muita gente acha que estará com a vida financeira resolvida no dia que abrir um negócio próprio. Isto é um equívoco. Ser empreendedor(a) é entender que abrir uma empresa também é se arriscar a algo que não é garantia de lucro imediato. Tudo vai depender de uma série de fatores que podem ser de sua responsabilidade ou não. Porém, qualquer escolha que façamos na vida sempre terá um risco. Não é exclusividade do empreendedor, por isso é necessário estar sempre preparado para se reinventar e ser otimista.
Como começar?
Saiba como você deve proceder para abrir a sua empresa. Procure uma parceira que possa te assessorar com informações sobre todos os trâmites legais e burocráticos necessários para que você possa estar ciente dos seus direitos e deveres como empreendedor. Ter um contador de confiança é fundamental.
Qual é hora de começar?
Antes de mais nada, o(a) empreendedor(a) é um ser humano que carrega uma história peculiar de vida. As suas potencialidades e dificuldades quando se vê diante de determinadas circunstâncias fazem parte desta história. Ninguém nasce pronto. Empreender é saber que a hora certa depende de um planejamento de negócio correto.
Adriano Bidão – Criador de conteúdo, redator e roteirista.