(21) 97195-4156 (Whatsapp) - R. Visconde de Inhaúma, 134, grupo 1215 - Centro - RJ / CEP: 20091-007

O século 21 dos filmes hollywoodianos chegou!  No filme Controle Absoluto de 2008, por exemplo, se enfatiza o conceito de total monitoramento eletrônico e virtual incluindo o radar do fisco, onde tudo que está na rede pode ser monitorado pelo governo, incluindo celulares, computadores, semáforos, rádios, televisões e internet, onde a palavra “privacidade” está definitivamente apagada da nossa era.

Calma!  Não vivemos (pelo menos por enquanto) uma total perca de privacidade, tão pouco existe um supercomputador que mata para fazer valer seu plano maquiavélico como no filme. Porém dentro deste universo futurístico existe o radar do fisco, e o nome dele é Hal!

 

Você deve estar se perguntando: Quem é Hal?

O Hal é o perfeito funcionário! Ele trabalha na Receita Federal 7 dias na semana, 365 dias por ano.  Sua sala fica no 5º subsolo do Banco Central em Brasília-DF.

Hal é uma supermáquina que funciona como o radar do fisco, cujo apelido é uma homenagem ao cérebro eletrônico do filme de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Toda conta que for aberta, fechada, movimentada ou abandonada, em qualquer banco do País, estará sendo fiscalizada, com origem, destino e nome do proprietário.

De fato o Hal é uma inovação no radar do fisco! Para ter noção da sua grandiosidade, só há dois sistemas parecidos no planeta. Um na Alemanha, outro no França. Mas ambos são inferiores ao brasileiro.

No alemão, por exemplo, a defasagem entre a abertura de uma conta bancária e seu registro no computador é de dois meses. Aqui, o prazo é de dois dias. Não é por acaso que para chegar perto do Hal, é preciso passar por três portas blindadas, com código de acesso especial.

 

Trio parada dura

O Hal chegou para se juntar a dois sistemas que já existiam como radar do fisco na Receita Federal; o Harpia e o T-Rex, onde o governo cruzando as informações consegue ter acesso de transações de CNPJ’s e CPF’s em cartórios, capitania dos portos, DETRAN, aplicações financeiras, FGTS, INSS, e até de serviços básicos como contas de luz e água.

O Hal juntamente com o Harpia e o T-Rex formam um trio de radar do fisco que em uma previsão ponderada, dispensaria o Fiscal da Receita Federal.  O erro humano não entraria em voga, tão pouco o jeitinho brasileiro na tratativa de irregularidades com alguns fiscais.

Criou-se um super-radar do fisco eletrônico a prova de fraudes, onde o melhor a fazer é o contribuinte e as empresas revisarem suas ações e melhorarem seu gerenciamento contábil e bancário.

Não haverá espaço para reclamações, até porque o sistema não distingue bons e maus, pobre ou rico, organizados e desorganizados, em suma ele autuará implacavelmente no automático!

 

Fica a dica!

Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa? Procure um contador, acesse nosso site!

 

Romulo Aguiar – Empreendedor Criativo