(21) 97195-4156 (Whatsapp) - R. Visconde de Inhaúma, 134, grupo 1215 - Centro - RJ / CEP: 20091-007

Se a sua empresa é ou pretende ser fornecedora de materiais e serviços para os órgãos/entidade da Administração Pública de qualquer esfera, precisa estar cadastrada no SICAF – Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores, que funciona em todo território nacional.

Qual a importância do SICAF?

Segundo o portal de compras do SICAF é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG.

Uma vez inscrito no SICAF, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o SIASG.  Desta maneira se o seu ramo de negócio é o fornecimento de materiais ou serviços para a administração pública, se faz obrigatório o cadastro do SICAF.

Como me inscrever no SICAF?

Primeiramente é importantíssimo ressaltar que é primordial ter o acompanhamento de um contador para que não ocorram erros no cadastramento e no envio de documentações. Clientes da Abrindo empresa podem contar com um time de profissionais para a inscrição no SICAF.

Com o avanço da tecnologia, de fato o processo passou a ser mais rápido nos seguintes passos:

Passo 1:  Cadastro no Brasil Cidadão.  Com apenas um cadastro, o cidadão poderá ter acesso ao SICAF e aos diversos serviços públicos digitais, sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos.

Passo 2: Certificado Digital. O certificado digital (padrão ICP-Brasil) será a identidade virtual do fornecedor e permitirá a identificação segura e inequívoca do autor das transações feitas no SICAF.

Passo 3: Credenciamento. O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF que permite a participação dos interessados no Pregão, Cotação e RDC eletrônicos.

100% digital

Os fornecedores foram dispensados de apresentar documentos presencialmente e as unidades cadastradoras deixaram de existir. A participação nas compras governamentais foi facilitada e o cadastramento e atualização dos dados passaram a ser feita pelo próprio fornecedor, com certificado digital, diretamente na plataforma do SICAF

Fonte: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sicaf

Venha para a abrindo empresa! Te esperamos para tomar um cafezinho!

Oferecemos assessoria na inscrição do SICAF, como também COMPRASNET e o SIASG

Romulo Aguiar – Empreendedor Criativo.