(21) 97195-4156 (Whatsapp) - R. Visconde de Inhaúma, 134, grupo 1215 - Centro - RJ / CEP: 20091-007

Estamos no momento que os especialistas chamam de A quarta revolução industrial. Uma empresa que faça sucesso hoje pode perder espaço para outra empresa do mesmo segmento. Abrir um negócio nos dias é estar ciente que a criatividade é o que garantirá a permanência de uma empresa no mercado. Empregos deixarão de existir brevemente. Produtos não despertarão mais o interesse. Por isso, é necessário estar informado sobre o que está acontecendo no segmento que você atua ou deseja atuar.

Criatividade nos negociosA criatividade não é exclusividade dos artistas. Criatividade pode ser despertada a qualquer momento da sua vida, porém ela não é algo intuitivo. Ela é algo que se torna maior conforme exercitada. Tanto o dono ou funcionários de uma empresa precisam buscar a todo momento se permitir sair da rotina. Sabe a música do Chico Buarque: “Todo dia ela faz tudo sempre igual…”? Pois bem, nos dias de hoje não nos cabe mais agir desta maneira. Todo dia o nosso cérebro deve ser desafiado.

O nosso cérebro sempre procura fazer o que é mais simples e confortável para ele. Quando agimos de maneira diferente ao que ele está acostumado, a nossa capacidade criativa vai sendo estimulada. Empresas que exercitam a criatividade entre seus funcionários tendem a se sobressair sobre as concorrentes. A Netflix é um exemplo clássico de criatividade. Ela era uma locadora online de filmes em DVDs. Quando percebeu que as pessoas assistiam a muito mais filmes pela internet, ela se reinventou e hoje é uma das maiores provedoras de filmes via streaming do mundo.

Nos acostumamos ver e ler somente a história dos vencedores como se todos eles nascessem geniais e perfeitos. Isso porque temos uma visão equivocada de que eles conseguiram conquistar tudo sozinho e que acertaram sempre. Um ambiente criativo também está suscetível ao erro. Contudo, o erro não é sinônimo de fracasso absoluto. Ele deve ser pensando como aprendizado e experiência. Saber lidar com os erros faz com que a empresa cresça e se desenvolva através de atitudes cada vez mais assertivas. Tem um comercial do ex-jogador de basquete estadunidense Michael Jordan, no qual ele diz que se ele é bem sucedido porque errou bastante.

Lembre-se que embora na Quarta Revolução Industrial muitas profissões desaparecerão, muitos outras oportunidades podem surgir. A criatividade será uma grande aliada para se adaptar às novas e rápidas mudanças como aprender a usar a tecnologia a seu favor e não apenas como uma inimiga que tira empregos. Graças a internet, hoje é possível você ficar muito bem informado e atualizado nas novas tendências.

Você poderia exercitar a sua criatividade pensando em oferecer o seu talento para as pessoas tendo sua própria empresa ao invés de ser funcionário, onde os seus valores estariam agregados com seu propósito de uma maneira muito mais coesa do que no lugar onde você está. A sua vontade pode ser de continuar trabalhando onde está, mas pelo menos você já começou a pensar “fora da caixa”.

 

Adriano Bidão – Criador de conteúdo, redator e roteirista.