O arquétipo foi um conceito muito utilizado pelo psicanalista suíço Carl Jung. Segundo Jung existem vários arquétipos que podem aparecer em nossos sonhos manifestando-se através de representações e imagens simbólicas. Estas representações estão também presentes em muitos filmes que assistimos e histórias que e lemos desde a nossa infância.
O que os arquétipos têm a ver com a empresa?
A resposta é simples. Cada arquétipo possui um conjunto de características que o define, portanto a sua empresa pode perfeitamente se identificar com um deles. Desta maneira, a empresa pode definir como quer ser vista pelos seus clientes e de que maneira ela se comunica. Isto vale principalmente para quem ainda deseja abrir uma empresa.
Qualquer dúvida em relação a como abrir uma empresa, basta acessar nosso site e entrar em contato conosco: https://abrindoempresa.com.br/
Vamos agora abrir a nossa mente para mergulharmos no inconsciente no qual tentaremos encontrar o seu eu empresarial. No total, são 12 os arquétipos estabelecidos por Jung que podem ser divididos em 4 grupos: Líder, Conectora, Mentora e Facilitadora.
Grupos e arquétipos
Líder: Criadora, Governante e Cuidadora
Conectora: Amante, coringa, comum
Mentora: Exploradora, Feiticeira, Inocente
Facilitadora: Guerreira, alquimista, rebelde
Arquétipos
Criadora: Criar coisas de valor que nunca terminam
Comunicação: Explora novas tecnologias e criatividade
Exemplo de empresas: Lego, Canon
Governante: Ser líder no seu nicho
Comunicação: Demonstração imperativa
Exemplo de empresas: Hugo Boss, Porsche
Cuidadora: Proteger e cuidar
Comunicação: Ser amorosa e demonstra ter cuidado com seus clientes
Exemplos de empresas: Amil, Johnson & Johnson
Amante: Intimidade e prazer
Comunicação: Criar desejo
Exemplo de empresa: Victoria Secrets
Coringa: Viver o momento com alegria
Comunicação: Bom-humor. Busca sair da mesmice
Exemplo de empresa: Budweiser
Comum: Criar conexão com os outros
Comunicação: Trata o seu público como alguém próximo
Exemplo de empresa: Gap
Exploradora: Propõe auto descoberta
Comunicação: Convida a audiência a ver o mundo de outra forma
Exemplo de empresa: Johnny Walker
Feiticeira: Descobrir a verdade
Comunicação: Investe na informação detalhada e professoral
Exemplo de empresa: National Geografic
Inocente: Viver o que sonha
Comunicação: Demonstra tranquilidade, leveza e confiança
Exemplo de empresa: Disney
Guerreira: Demonstra coragem
Comunicação: Engaja conquistas e promove superação
Exemplo de empresa: Nike
Alquimista: Promove transformação
Comunicação: Foca nas experiências individuais quase mágicas
Exemplo de empresa: Axe
Rebelde: Foge dos padrões convencionais
Comunicação: Promove desafios que rompem barreiras
Exemplo de empresa: Harley Davison
Se existe algo que nos diferencia dos outros animais é a nossa capacidade de criar histórias e de nos relacionarmos através delas. Assim como nos filmes, toda a empresa também tem uma história para ser contada, com início, meio e fim. Com seus arquétipos, repletas de desafios, conflitos e superação. O que vale aqui depois de tudo é procurar responder: Como a sua empresa quer ser vista? Qual é a experiência que a sua empresa vende? Como a sua empresa se comunica?
Adriano Bidão – Criador de conteúdo, redator e roteirista.