(21) 97195-4156 (Whatsapp) - R. Visconde de Inhaúma, 134, grupo 1215 - Centro - RJ / CEP: 20091-007

O arquétipo foi um conceito muito utilizado pelo psicanalista suíço Carl Jung. Segundo Jung existem vários arquétipos que podem aparecer em nossos sonhos manifestando-se através de representações e imagens simbólicas. Estas representações estão também presentes em muitos filmes que assistimos e histórias que e lemos desde a nossa infância.

 

O que os arquétipos têm a ver com a empresa?

A resposta é simples. Cada arquétipo possui um conjunto de características que o define, portanto a sua empresa pode perfeitamente se identificar com um deles. Desta maneira, a empresa pode definir como quer ser vista pelos seus clientes e de que maneira ela se comunica. Isto vale principalmente para quem ainda deseja abrir uma empresa.

Qualquer dúvida em relação a como abrir uma empresa, basta acessar nosso site e entrar em contato conosco: https://abrindoempresa.com.br/

Vamos agora abrir a nossa mente para mergulharmos no inconsciente no qual tentaremos encontrar o seu eu empresarial. No total, são 12 os arquétipos estabelecidos por Jung que podem ser divididos em 4 grupos: Líder, Conectora, Mentora e Facilitadora.

 

Grupos e arquétipos

Líder: Criadora, Governante e Cuidadora

Conectora: Amante, coringa, comum

Mentora: Exploradora, Feiticeira, Inocente

Facilitadora: Guerreira, alquimista, rebelde

 

Arquétipos

Criadora: Criar coisas de valor que nunca terminam

Comunicação: Explora novas tecnologias e criatividade

Exemplo de empresas: Lego, Canon

 

Governante:  Ser líder no seu nicho

Comunicação: Demonstração imperativa

Exemplo de empresas: Hugo Boss, Porsche

 

Cuidadora: Proteger e cuidar

Comunicação: Ser amorosa e demonstra ter cuidado com seus clientes

Exemplos de empresas: Amil, Johnson & Johnson

 

Amante: Intimidade e prazer

Comunicação: Criar desejo

Exemplo de empresa: Victoria Secrets

 

Coringa: Viver o momento com alegria

Comunicação: Bom-humor. Busca sair da mesmice

Exemplo de empresa: Budweiser

 

Comum: Criar conexão com os outros

Comunicação: Trata o seu público como alguém próximo

Exemplo de empresa: Gap

 

Exploradora: Propõe auto descoberta

Comunicação: Convida a audiência a ver o mundo de outra forma

Exemplo de empresa: Johnny Walker

 

Feiticeira: Descobrir a verdade

Comunicação: Investe na informação detalhada e professoral

Exemplo de empresa: National Geografic

 

Inocente: Viver o que sonha

Comunicação: Demonstra tranquilidade, leveza e confiança

Exemplo de empresa: Disney

 

Guerreira: Demonstra coragem

Comunicação: Engaja conquistas e promove superação

Exemplo de empresa: Nike

 

Alquimista: Promove transformação

Comunicação: Foca nas experiências individuais quase mágicas

Exemplo de empresa: Axe

 

Rebelde: Foge dos padrões convencionais

Comunicação: Promove desafios que rompem barreiras

Exemplo de empresa: Harley Davison

 

Se existe algo que nos diferencia dos outros animais é a nossa capacidade de criar histórias e de nos relacionarmos através delas. Assim como nos filmes, toda a empresa também tem uma história para ser contada, com início, meio e fim. Com seus arquétipos, repletas de desafios, conflitos e superação. O que vale aqui depois de tudo é procurar responder: Como a sua empresa quer ser vista? Qual é a experiência que a sua empresa vende?  Como a sua empresa se comunica?

 

Adriano Bidão – Criador de conteúdo, redator e roteirista.