Já se estressou com documentações, prazos no que diz respeito a qualquer órgão público? Esta pergunta em se tratando de Brasil tem uma resposta óbvia, ainda mais sabendo que o Brasil é o país mais burocrático do mundo segundo o banco mundial em uma matéria no site da FENACON (http://www.fenacon.org.br/noticias/brasil-e-o-pais-mais-burocratico-do-mundo-segundo-banco-mundial-2963/).
Na matéria, segundo Jaime Cardozo, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), “Só para se ter uma ideia, as empresas gastam quase duas mil horas e R$ 60 bilhões apenas em burocracia tributária, todos os anos“.
Para aplacar esta demanda crescente burocrática, existe o profissional despachante que é responsável por intermediar as relações entre as pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos públicos. Este serviço que estes funcionários prestam, permitem os empreendedores possam se desopilar em relação à regularização dos documentos e gastem suas energias em algo mais producente, em relação ao empreendedorismo.
O que é um despachante?
O profissional despachante é o profissional que trabalha como agente comercial especializado em promover o desembaraço de negócios, cumprindo com todas as exigências cobradas. Este profissional proporciona comodidade para os seus clientes, permitindo que eles ‘’pulem’‘ a etapa da burocracia.
O profissional despachante representa o cliente junto a órgãos e entidades competentes, solicita a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos diversos. Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros.
Alem disso este profissional regulariza débitos, créditos, impostos e taxas. Eles requerem isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros e pensões.
Qual a importância do profissional despachante?
Este profissional que é conhecido popularmente como despachante empresarial ou despachante para empresas ou despachante paralegal , terá papel fundamental na intermediação entre o Estado e o empresário no que diz respeito à parte burocrática envolta no cotidiano empresarial e no empreendedor que pretende abrir o seu negócio.
Despachante documentalista
É o nome legal do profissional despachante que pode tanto lhe auxiliar. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA) “O despachante documentalista”, no desempenho de suas atribuições, exerce um papel fundamental no encaminhamento de documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados por suas exigências legais.
“Desse bom relacionamento depende o andamento das demandas e, em última instância, a evolução dos indicadores econômicos e o estabelecimento de uma situação de bem-estar social, em benefício de toda a sociedade”
Este discurso ocorreu na aprovação da PLS 292/2014 que acrescenta dispositivos à Lei 10.602/2002, que instituiu o conselho federal e os conselhos regionais de despachantes documentalistas conforme o site do senado federal (https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/02/ccj-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-despachante-documentalista).
Como contratar o profissional despachante?
Você encontra tudo em um só lugar! Sim, exatamente isso que você leu! Entendemos o quão é complicado contratar serviços aspergidos com várias pessoas ou empresas diferentes. É por isso que criamos o portal Abrindo empresas, onde você poderá encontrar o que você precisa para legalizar ou abrir a sua empresa!
Tá esperando o que para nos fazer uma visita e ver o que poderemos fazer por você e sua empresa?
Romulo Aguiar – Empreendedor criativo